Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Faltando poucos dias para o início da 26ª Feira Internacional de Economia Solidária (Feicoop) em Santa Maria, os preparativos já estão a todo vapor no Centro Dom Ivo Lorscheiter. Desde o último sábado, voluntários começaram a montagem da estrutura que vai receber a feira de quinta a domingo.
No local, serão expostos cerca de 10 mil produtos da agroindústria familiar, hortigranjeiros, artesanatos, plantas, representação das tribos indígenas e quilombolas, além de uma programação com seminários e oficinas. Diferente de feiras comuns, na Feicoop é praticado a economia solidária, com preços justos, consumo ético e solidário, trocas solidárias e atividades de formação e interação.
- A economia popular solidária é um resgate da cultura, onde o dinheiro não é tudo. A construção de laços que se formam nesses encontros a gente carrega para o resto da vida. O melhor aprendizado é essa troca de cultura - conta o agricultor familiar Luiz Antônio Comasetto, 54 anos, um dos organizadores da feira.
As atividades vão acontecer em três ambientes: no Parque da Medianeira, onde estão as lonas que devem sediar os seminários, o palco da feira e a praça de alimentação; o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, onde fica a feira de produtos em pavilhões; e o Colégio Irmão José Otão, onde deve acontecer oficinas, reuniões e encontros. Todos os locais, que estão localizados na Rua Heitor Campos, são interligados. A entrada é gratuita.
Todos os dias haverá almoço no valor de R$ 15, que será servido entre 11h30min e 14h. O tíquete deve ser adquirido na banca ao fundo do pavilhão 1 até as 10h de cada dia.
INÍCIO NA QUINTA-FEIRA
A programação começa nesta quinta-feira com a chegada das caravanas e início dos seminários. A feira de produtos começa na sexta-feira. A feira vai estar aberta das 7h30min às 20h na sexta e sábado, e das 7h30min às 18h no domingo. Confira a programação dos seminários e oficinas e a programação das atividades culturais.
CAMPANHA JUNTOS PELA FEICOOP
A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança e Banco da Esperança e Cáritas Brasileira e Cáritas Regional Rio Grande do Sul. Por conta da falta de recursos, foi criada a campanha Juntos Pela Feicoop, uma iniciativa que busca obter recursos para garantir a estrutura física e logística da feira.
Quem quiser contribuir com algum valor pode fazer doações até o dia 31 de julho pelo site ou por depósito na conta corrente 30565-0 (Cooesperança), agência 0126 (Banco do Brasil) - CNPJ 93155067/0001.86.